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5 de fevereiro de 2017

Vander o desafio da Ultra Maratona

Foram vários saltos desses durante a prova.

Todo corredor iniciante tem uma visão da corrida muito limitada em termos de distância, para muitos uma corrida de 3 km ou 5 km são tidos como objetivos desafiadores, porém com o treino e desenvolvimento logo partem para distâncias cada vez maiores,  e vemos que tudo é possível, respeitando os limites do corpo podemos chegar quem sabe as Ultras maratonas.
No fim de Novembro de 2016 meu aluno Vander me procurou para saber se tinha a possibilidade de fazer uma prova de 82 km no dia 28 de janeiro de 2017, ou seja, uma preparação de praticamente nove semanas, como treinador, procuro atender todos os alunos de forma verdadeira e real e por já treinar o Vander a mais de cinco anos disse para ele que faria o possível para montar um treino que possibilitasse a realização desse objetivo.
Levei em conta seu histórico de poucas lesões às dezesseis maratonas já completadas por ele, e a grande maioria delas nos últimos anos, e principalmente sua disciplina de seguir o que é proposto nas planilhas e treinos.
E foram passados treinos na planilha a cada dez dias, após esse período a análise dos resultados para elaboração de mais 10 dias e assim fomos até o dia 28 de Janeiro onde Vander completou o desafio Torres Tramandaí de 82 km em 08 h 50 minutos praticamente meia hora a baixo da meta proposta no início do trabalho.
Desafio quase cumprido.
Se para o Vander foi um grande desafio, para mim foi muito mais, pois foi meu primeiro aluno a fazer uma Ultra maratona, como o período de treino era muito curto o foco era treinar o máximo possível de forma a dar tempo nas recuperações que em treinos longos acaba sendo maior e manter um  bom volume para criar as adaptações fisiológicas necessárias.
Para a conclusão desse desafio foram colocados treinos de bike e fortalecimento funcional como forma de descanso ativo em dias de recuperação dos longos que chegaram a um máximo de 65 km na 7° semana, outro fator muitíssimo importante foi o acompanhamento nutricional realizado pela Nutricionista Michelle Tsukada que montou um cardápio levando em conta todo o processo anterior e posterior aos treinos para uma boa recuperação muscular. Para aqueles que falam que acorrida acaba com a massa muscular o Vander manteve seu percentual inalterado levando em conta que ele é um corredor com boa massa muscular, ou seja, se perde massa muscular se treinar muito e não tiver uma boa alimentação e sono adequado.


SEMANA
KM
78
109
112
110
85
122
117
68
31 + 82
 Quadro 01 - Quilometragem semanal por semana de treinos.

Se você tem como objetivo uma Ultra em sua mente lembre-se de criar uma base aeróbica de treinos muito boa de pelo menos dois anos antes do desafio e ter completado pelo menos umas três maratonas, são fatores determinantes para o sucesso nesse desafio. Se tem uma palavra que define um Ultra maratonista, essa palavra é DISCIPLINA.

Luciano treinador / Vander Ultra maratonista / Marçal  amigo e companheiro de treinos.
Desafio comprido meta realizada com sucesso após 08 horas e 50 minutos.








Contatos para treinos: Luciano Andrade /  clubedecorrida12km@hotmail.com / cel: 44 99938 1043

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